Coordenador : Ana Paula Mendes de Miranda
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394420.2206.74020.26042023
Departamento/Setor: GAP
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O curso é voltado para o público em geral interessado na temática, mas pretende atrair integrantes de movimentos sociais e membros de comunidades tradicionais, especialmente adeptos de religiões de matrizes africanas, operadores do direito, da segurança pública, jornalistas e docentes. Como requisito para inscrição, exige-se apenas o ensino médio completo.
Objetivo
Analisar a formação étnico-racial, religiosa e de gênero da sociedade brasileira e o tratamento discriminatório dado historicamente às minorias. Compreender que a diversidade é o fundamento de qualquer sociedade, posicionando-se contra qualquer discriminação e intolerância. Reconhecer a diversidade racial e cultural da sociedade brasileira e as formas atuais de reprodução das desigualdades sociais através de processos discriminatórios, especialmente aqueles relacionados às diferenças étnico-raciais, religiosas e de gênero. O conhecimento produzido resultará em publicações científicas e difusão científica dos resultados, de modo a propiciar a transferência de conhecimento para gestores públicos, movimentos sociais e a comunidade acadêmica, por meio de atividades de extensão e inovação social. Além disso, pretende-se que o desenvolvimento dessa temática contribua para a formação de estudantes vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação.
Resumo
Pretende-se estimular a reflexão sobre os modos de vida nos terreiros e sua relação com lutas sociais emergentes na sociedade brasileira, com destaque para aquelas pautadas por concepções antirracistas da vida social. A disciplina será um espaço de formação voltado à valorização do respeito à diversidade étnico-racial, religiosa e cultural brasileira, na busca pela superação dos estigmas, dos preconceitos e das abordagens discriminatórias. O curso é voltado para o público em geral interessado na temática, mas pretende atrair integrantes de movimentos sociais e membros de comunidades tradicionais, especialmente adeptos de religiões de matrizes africanas, operadores do direito, da segurança pública, jornalistas e docentes. Como requisito para inscrição, exige-se apenas o ensino médio completo.